Turismo internacional Chile Floripa: Chile se destaca no aeroporto
O crescimento do turismo chileno em Florianópolis
O Chile se tornou o segundo maior emissor de turistas internacionais no aeroporto de Florianópolis, superado apenas pela Argentina. Entre dezembro e março, o Chile terá 800 voos programados para a capital catarinense, enquanto a Argentina contará com 2.216 voos.
Comparação com outros países
Os voos do Chile representam um número significativo, sendo quatro vezes maior que a soma dos voos de outros países. Os números são: Panamá (70), Portugal (52), Paraguai (44) e Uruguai (37).
Ações para ampliar o mercado
Nos últimos anos, diversas iniciativas foram implementadas para aumentar a oferta de voos do Chile para Santa Catarina. Atualmente, existem rotas diretas de cinco cidades chilenas: Santiago, La Serena, Concepción, Antofagasta e Iquique.
Florianópolis Day e capacitação de agentes
Uma das ações de destaque foi o Florianópolis Day, promovido pelo Destino Floripa & Região. Este workshop capacitou mais de 200 operadores de turismo e agentes de viagem chilenos em 2024, focando na promoção de Florianópolis como um destino turístico durante todo o ano.
Importância da diversificação do turismo
O presidente do Destino Floripa & Região, Mario Costa Junior, enfatiza a importância de diversificar os turistas. Isso ajuda a garantir a sustentabilidade do setor, que é vital para a economia local, gerando empregos e renda.
Próximas ações no mercado chileno
O primeiro Florianópolis Day de 2025 ocorrerá em abril, com um formato ampliado. Além do workshop, haverá uma Blitz de quatro dias para visitar operadoras e agências chilenas, promovendo os atrativos locais.
Expansão para novos mercados
Em 2024, o Destino Floripa também se expandiu para novos mercados no Sudeste brasileiro e em países como Argentina, Uruguai e Paraguai. A entidade ainda participou de negociações para voos diretos com Lisboa e Panamá.