O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, entregaram, nesta quinta-feira, 5, as reformas da enfermaria da Unidade D e do Ambulatório Geral C no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. Com as melhorias, a enfermaria ampliou os leitos de internação de 20 para 26 e o ambulatório revitalizou 15 consultórios. A reabertura do ambulatório ocorrerá na sexta-feira, 6, e a enfermaria retomará o funcionamento na segunda-feira, 9.
Expansão da Enfermaria
A Unidade D, com 500 metros quadrados, recebeu importantes atualizações, como a instalação de uma nova rede de gases medicinais e vácuo clínico, ampliação do espaço, novos leitos, mobiliários, ar-condicionado, e uma decoração com temas infantis. O setor agora oferece seis leitos adicionais, aumentando a capacidade do hospital, que ultrapassa 200 leitos entre UTI e enfermarias.
Modernização do Ambulatório
No Ambulatório Geral C, que ocupa uma área de 600 metros quadrados, foram reformados 15 consultórios, sendo 10 para pediatria geral e 5 para infectologia. As obras incluíram novas instalações de ar-condicionado, trocas de forro, reparo de infiltrações e modernização da iluminação com lâmpadas LED.
Investimento e Compromisso com a Saúde Infantil
As reformas no HIJG fazem parte de um investimento de R$ 4,7 milhões, com apoio de órgãos como o Ministério Público do Trabalho de SC e o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, além de empresas privadas. Até setembro de 2024, o hospital já realizou mais de 131 mil atendimentos, refletindo o compromisso do governo catarinense com a excelência no atendimento infantil.
Com informações de Silvestre Lacerda