O paraíso ecológico da Ilha do Arvoredo, na Grande Florianópolis, será mais uma vez beneficiado pelo projeto Limpeza dos Mares, promovido pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar, e a empresa Acquanauta Floripa, com o patrocínio do Fort Atacadista. Este santuário marinho ainda enfrenta o desafio de lidar com resíduos trazidos pelas correntes marítimas e outras fontes.
“Nada ficará para trás! Estamos retornando porque não descansaremos até removermos cada fragmento de lixo acumulado nas encostas e no fundo do mar. Pelo menos, a cada vez que voltamos a algum local, percebemos que o projeto tem funcionado, pois encontramos menos resíduos prejudicando a natureza”, afirma Michele Castilho, diretora do projeto.
Ela explica que o Limpeza dos Mares volta ao local para retirar os restos de um barco naufragado. “Agora, os destroços estão nos costões e no fundo do mar, o que torna a remoção mais difícil, pois teremos que desmontar em partes menores para um descarte adequado”, acrescenta.
A próxima etapa ocorrerá neste domingo (28), com saída marcada para as 7h15 do trapiche de Canasvieiras, com o ponto de encontro na escola de mergulho Acquanauta Floripa. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas através da Golfinhos Mergulhadores, pelos telefones (48) 3266-1137 ou 99933-0062, ou pelo Whatsapp (48) 99147-5761, para a Tartaruga – Limpeza Costão.
“Desde 2017, nossa parceria tem sido fundamental para o sucesso das atividades. Esta ação não apenas contribui para a preservação do nosso ecossistema, mas também reforça nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social e a sustentabilidade”, comenta Simone Cotta, gerente nacional de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira (Fort Atacadista).
Esta é a 43ª etapa do projeto Limpeza dos Mares, que ao longo de 11 anos já recolheu 169,1 toneladas de resíduos nas áreas beneficiadas. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Capitania dos Portos de SC – Marinha do Brasil, da Polícia Militar Ambiental SC, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros Militar de SC, do Programa Bandeira Azul, da Soamar Florianópolis, do Floripa Sustentável, do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, além de empresas como Marina Blue Fox, BoatLux, Netuno Geradores, Água Rara, Sanáutica, Marina Atlântida, Mano’s Comunicação Visual e ND TV Record (media partner).
Fonte: Informe Floripa