O filme “Atrás dos Meus Olhos”, que explora a Doença Ocular da Tireoide (DOT), terá sua pré-estreia em Florianópolis no dia 17 de agosto (sábado), às 10h, na sala de cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC). Este é o primeiro longa-metragem no Brasil a tratar do tema.
A exibição é uma iniciativa do Instituto Renascimento, com o apoio da Fundação Caescaes, Cinemateca Catarinense, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS SC) e Fundação Catarinense de Cultura. Funcionários, servidores e familiares são convidados a assistir gratuitamente à estreia na Ilha da Magia.
A Associação Catarinense de Doenças Raras (ACDR ACAMU), presidida por Margareth Carrerão, também apoia o evento, facilitando a presença de pacientes e familiares.
Após a exibição, haverá uma roda de conversa com o público, elenco, instituições e profissionais da saúde, discutindo a importância da arte na conscientização sobre a DOT e esclarecendo dúvidas sobre a doença.
O filme narra a história de Celina, uma fotógrafa renomada que, após uma viagem ao bairro do Candeal em Salvador, descobre ter DOT. A idealizadora do projeto, Kely Nascimento, destaca que a inclusão no filme vai além das palavras, com a participação de pacientes com DOT e a figuração de refugiados, pacientes de doenças raras e transplantados. O filme também oferece recursos de legendagem, Libras e audiodescrição para garantir acessibilidade.
Os ingressos são gratuitos, mas é necessário reservar os lugares antecipadamente pelo link: https://bit.ly/AtrasdosMeusOlhosFLORIPA.
Sinopse
Celina, uma fotógrafa talentosa, enfrenta problemas de visão que afetam seu trabalho. Após muitas consultas médicas, ela descobre que tem Doença Ocular da Tireoide (DOT), uma condição rara e pouco conhecida. Com o tratamento iniciado, Celina volta ao trabalho e inicia um projeto para ajudar outros que enfrentam a mesma doença, promovendo conscientização e apoio.
SERVIÇO:
- O quê: Pré-estreia do filme “Atrás dos Meus Olhos” (média-metragem de 45 minutos)
- Data: 17 de agosto de 2024 (sábado)
- Local: Sala de Cinema – Centro Integrado de Cultura (CIC)
- Horário: 10h
- Classificação: Acima de 12 anos
- Direção: Pedro Henrique Moutinho
- Elenco principal: Kely Nascimento, José Netho, Cafi Otta, Bruno Kottÿ, Diego Machado e Lilian Burban Vogel
- Figuração: Participação de refugiados, transplantados e pacientes de doenças raras