Desde 1º de janeiro de 2025, o sistema de pedágio nas rodovias de Santa Catarina passou a ser 100% eletrônico para caminhoneiros. A nova medida, que abrange rodovias federais, estaduais e municipais, tem como objetivo modernizar o transporte rodoviário e trazer mais praticidade e eficiência para os motoristas.
Como Funciona o Novo Sistema
Os pagamentos agora são realizados exclusivamente por meio de TAGs eletrônicas, eliminando os métodos tradicionais como dinheiro, cartões ou cupons. A regulamentação faz parte da resolução nº 6.024, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em agosto de 2023, que tornou obrigatório o uso do Vale-Pedágio Eletrônico para transportadores de carga.
O Que é o Vale-Pedágio Eletrônico?
Instituído pela Lei nº 10.209 de 2001, o Vale-Pedágio visa desonerar os caminhoneiros autônomos do custo do pedágio. Nesse modelo:
- O embarcador (responsável pela carga) realiza o pagamento antecipado da tarifa.
- O caminhoneiro recebe o comprovante e está isento de arcar diretamente com o valor do pedágio.
Com a regulamentação, o custo do pedágio deixou de ser embutido no valor do frete, promovendo transparência e equidade no setor de transporte.
Benefícios do Novo Sistema
A implementação do pedágio eletrônico trouxe diversas vantagens para os caminhoneiros:
- Redução no tempo de viagem: Elimina paradas nas praças de pedágio.
- Menor desgaste do veículo: Viagens mais fluidas diminuem o consumo de combustível.
- Transparência e segurança: Todos os envolvidos cumprem as obrigações legais.
Adaptação das Empresas
As empresas fornecedoras do Vale-Pedágio Eletrônico tiveram até 31 de dezembro de 2024 para se adaptar às novas regras da ANTT. Critérios rigorosos foram estabelecidos para garantir a eficiência do sistema e a conformidade com a legislação.
Atenção dos Motoristas
Caminhoneiros que trafegam pela Grande Florianópolis e outras regiões devem se atentar às novas normas para garantir viagens sem complicações. A mudança representa um avanço significativo na modernização do transporte rodoviário no Brasil, beneficiando diretamente os transportadores e otimizando a logística nacional.