No primeiro semestre de 2024, o número de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina mais que dobrou, aumentando em 100,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com um total de 437,2 mil passageiros, o estado ocupa agora a terceira posição no ranking nacional de movimentação internacional. Deste total, 429,8 mil passageiros passaram pelo Aeroporto de Florianópolis, enquanto 7,3 mil foram atendidos pelo Aeroporto de Navegantes.
“O sucesso começa com turistas que visitam nossas cidades e exploram nossas belezas naturais. Após duas ou três visitas, eles reconhecem que Santa Catarina é o melhor estado do Brasil e acabam retornando para fechar negócios, investir e gerar empregos”, comenta o governador Jorginho Mello.
“O mercado internacional é altamente competitivo, mas Santa Catarina está se destacando em 2024. Com o início das operações da Copa Airlines no final de junho e a previsão de início da TAP em setembro, temos a expectativa de consolidar nossa terceira posição”, afirma o secretário da SPAF, Beto Martins.
Além disso, a movimentação de cargas internacionais também cresceu no primeiro semestre, com um aumento de 37% em comparação ao ano anterior, totalizando 2 mil toneladas, todas pelo Aeroporto de Florianópolis.
Mercado Doméstico
No mercado doméstico, o número de passageiros cresceu 2,8% no primeiro semestre de 2024, alcançando cerca de 3,4 milhões. O Aeroporto de Florianópolis liderou com 1,7 milhão de passageiros, seguido por Navegantes com 1,05 milhão, Chapecó com 297,3 mil, Joinville com 238,3 mil, Jaguaruna com 65 mil e Correia Pinto com 10 mil.
O Aeroporto de Jaguaruna registrou o maior crescimento percentual do semestre, com um aumento de 19,9% no número de passageiros, refletindo a demanda adicional provocada pela crise climática no Rio Grande do Sul em maio.
No setor de cargas domésticas, o desempenho também foi positivo, com um crescimento de 24,5% no primeiro semestre de 2024, totalizando 7,1 mil toneladas. Junho foi o mês com o melhor desempenho, com 1,5 mil toneladas. O Aeroporto de Florianópolis movimentou 3,2 mil toneladas, seguido por Navegantes com 2,8 mil, Chapecó com 401,7 toneladas, Joinville com 535,7 toneladas e Jaguaruna com 92,8 toneladas.