18.1 C
Florianópolis
quinta-feira, outubro 10, 2024

Interrupção parcial da navegação na Lagoa da Conceição para obras da nova ponte

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, anunciou que a navegação na Lagoa da Conceição, no canal provisório entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio, será parcialmente interrompida por até três horas diárias entre os dias 1º e 10 de outubro. A medida afeta todos os tipos de embarcações, incluindo jet skis, e tem como objetivo garantir a segurança durante as obras da nova ponte. A administração municipal solicita que os navegantes fiquem atentos à sinalização náutica para evitar acidentes.

Obras avançam na construção da nova ponte da Lagoa

A interrupção é necessária para a conclusão do escoramento provisório em madeira entre os pilares P4 e P7, parte essencial da estrutura da nova ponte. Este tipo de interrupção já havia ocorrido em maio deste ano, quando o equipamento de cravação de estacas metálicas foi transferido para o outro lado do canal provisório.

Atualmente, a estrutura da pista da ponte entre os pilares P1 e P4 está em fase de finalização, com o asfalto desse trecho previsto para ser executado em cerca de um mês. A montagem do sétimo pilar também está em andamento, com os seis primeiros já concluídos.

Detalhes do projeto da nova ponte

A nova ponte da Lagoa da Conceição, projetada para substituir a atual estrutura desgastada, terá 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada. Também contará com dois passeios laterais de 2,5 metros e uma ciclovia bidirecional de 2,8 metros de largura. A geometria da ponte permitirá a conexão da ciclovia das Rendeiras com o terminal da Lagoa (Tilag), integrando diferentes modais de transporte e melhorando a acessibilidade.

Licenciamento e execução da obra

Todas as obras estão em conformidade com as licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), além das autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. A construção, a cargo da empresa Cejen Engenharia Ltda., tem prazo de dois anos para conclusão.

Notícias Relacionadas