A Aegea Saneamento, uma das maiores empresas do setor no Brasil, conquistou a concessão plena dos serviços públicos de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no município de Palhoça, Santa Catarina, através da Concorrência Pública nº 96/2024. O Consórcio Aegea, formado pela Aegea com 1% de participação e a Saneamento Consultoria S.A., na qual a Aegea detém 75% de participação no capital votante e 99% de participação, será responsável pela gestão.
O contrato, que se estende por 30 anos, prevê investimentos de aproximadamente R$ 1,5 bilhão e beneficiará uma população de mais de 220 mil habitantes. A nova unidade da Aegea tem como meta a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgoto, alinhando-se aos objetivos do novo marco regulatório do setor.
Durante os primeiros 10 anos, a empresa ampliará a cobertura de abastecimento de água de 93% para 100% e o tratamento de esgoto de 10% para 90%. Radamés Casseb, CEO da Aegea, destaca a importância desta concessão para melhorar a qualidade de vida dos moradores e aumentar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto. “Estamos confiantes neste projeto devido à nossa experiência e à sinergia com nossas outras quatro unidades em Santa Catarina. Com esta nova concessão, atenderemos mais de 400 mil pessoas no estado”, afirma Casseb.
Presente em mais de 500 municípios brasileiros e atendendo mais de 31 milhões de pessoas, a Aegea combina experiência em diferentes modelos de contrato com eficiência operacional e investimentos responsáveis. A empresa parabeniza a Prefeitura de Palhoça pela iniciativa e acredita que a colaboração entre o poder público e o setor privado é fundamental para levar saneamento a todos os brasileiros.