18.7 C
Florianópolis
sexta-feira, setembro 13, 2024

Ação de Doação de Composto Orgânico e Cepilho em Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizará na quarta-feira, 03 de julho, uma ação de doação de composto orgânico e cepilho oriundos dos processos de compostagem e reciclagem realizados no Centro de Valorização de Resíduos, no Itacorubi. Os materiais serão distribuídos embalados, em pacotes, na esquina das ruas Felipe Schmidt e Deodoro, no Centro, das 11h às 14h.

“No ano passado, 13% de todos os orgânicos coletados na Capital, incluindo verdes e restos de alimentos, passaram pelo processo de valorização. Geralmente, os produtos resultantes são usados em hortas, canteiros e jardins públicos, mas como o volume vem aumentando a cada ano, podemos realizar a doação do excedente. A distribuição busca aproximar os moradores desse ciclo sustentável, fazendo com que compreendam a importância da participação ativa na separação das diferentes frações de resíduos e os produtos obtidos com as boas práticas”, salienta o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eduardo Sardá.

Semanalmente, cerca de 8 metros cúbicos de composto orgânico são peneirados no pátio de compostagem do Itacorubi, após o término de um processo de maturação de 4 meses nas leiras do local. Sem a presença de materiais indesejados, o composto está pronto para ser utilizado na adubação de plantas domésticas, hortas, jardins e outros sistemas de plantio.

Além do composto orgânico, serão distribuídos pacotes de cepilho, resultantes da destinação dos resíduos verdes. Galhos, grama, folhas e restos de poda coletados porta a porta pela coleta específica, que acontece uma vez ao mês em cada bairro, são triturados e transformados em micro pedaços verdes, ideais para a cobertura de canteiros de hortas agroecológicas ou como material estruturante em leiras de compostagem.

“Com o aumento da frequência da coleta desse tipo de resíduos neste ano, os moradores têm mais oportunidades para o descarte adequado dos verdes. Em 2023, foram coletadas 6,7 mil toneladas nessa modalidade, um número que pode crescer ainda mais. Receber uma amostra do processo de valorização desse material é uma forma de prestar contas e valorizar um esforço coletivo que começa nos domicílios”, destaca o superintendente de gestão de resíduos, Ulisses Bianchini.

Notícias Relacionadas