Escaneamento 3D na Tecnologia Assistiva é o foco de cursos oferecidos pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). As oficinas ocorrerão entre março e abril e visam capacitar profissionais para o uso dessa tecnologia em benefício de pessoas com deficiência.
Oficinas e Conteúdos
Serão quatro oficinas ministradas pela professora Isabella Sierra, do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal do Paraná. A docente é criadora do sistema Adap, que permite o escaneamento tridimensional de usuários de cadeira de rodas.
Objetivo do Sistema Adap
O sistema Adap foi desenvolvido para atender a necessidades específicas de pessoas com mobilidade reduzida. Segundo Isabella, a tecnologia anterior não considerava usuários que não podiam se manter em pé ou com os braços afastados. O objetivo é melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.
Equipamento e Funcionalidades
O equipamento inclui suporte para acomodação do usuário, protocolo de escaneamento e software para registro das atividades. Ele possibilita a criação de produtos adaptados ao formato corporal do usuário, como ajustes em cadeiras de rodas.
Detalhes do Curso
As oficinas são voltadas para terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, profissionais de educação física e design. As aulas ocorrerão no campus da FCEE, em São José, entre 13 de março e 25 de abril, totalizando 34 horas de estudos teóricos e práticos.
Missão da FCEE
Alva Moretto, coordenadora do Certa da FCEE, destaca que o curso está alinhado à missão da fundação. A FCEE busca promover inclusão e igualdade de oportunidades no campo da educação especial.
Para mais informações sobre inscrições, acesse a página de Cursos e Capacitações no site da FCEE.